sexta-feira, 20 de abril de 2012

2° Dia do Ciclo e Temperatura Basal

Postado por Mamãe Anna Paula às 09:50



Bom diaaa flores do meu jardim :D
Hoje a mamãe aqui acordou cedooooo, a Mari agora resolveu pular da cama todo dia ás 6:30. Dá uma preguicinha acordar tão cedo, mas fazer o que né?? o dever me chama!! hehehehe

Como a bendita da mostra só desceu, de fato mesmo, ontem a tarde, portanto não deu para medi minha TB (temperatura basal) pela manhã e só a fiz hoje. É a primeira vez que estou optando por esse metódo. Já havia lido muito a respeito e muitas amigas minhas já medem suas temperaturas a vários ciclos, como estou me preparando para Junho voltar com tudo estou me armando de maneiras para saber ao certo quando ovulo.
Ahhhh e para constar minha temperatura de hoje foi 35,9° .

Achei uma tabela ótima para baixar no pc, ela é em formato excel, mas é super fácil de mexer o link para baixar o gráfico é esse: http://brasil.babycenter.com/preconception/tentativas/monitorar-fertilidade/grafico/

Caso alguém não conhece ou tem a curiosidade de saber mais sobre a TB vou colocar aqui em baixo uma explicação detalhada.



Como a medição da temperatura ajuda a engravidar?

A medição da temperatura todos os dias, antes de levantar da cama, ajuda você a entender melhor seus ciclos menstruais. Quando se está tentando engravidar, conhecer bem o seu corpo e cada fase dociclo menstrual pode ajudar. Assim você sabe melhor quando costuma ovular, e portanto quais são seus dias mais férteis, e descobre a duração da sua fase lútea(entre a ovulação e a menstruação). Para quem está com dificuldade de engravidar, as informações coletadas ao longo dos meses podem ajudar o especialista na decisão sobre o diagnóstico e o tratamento de fertilidade. Existem outros métodos de detectar a ovulação, mas a observação do corpo, juntando temperatura, muco cervical e colo do útero, é o mais natural e o mais barato deles. Outra vantagem de medir a temperatura basal é que você pode ter mais indícios de que engravidou, antes de fazer o teste. Se sua temperatura permanecer acima da média do mês por 18 dias depois da ovulação, são grandes as chances de você estar grávida. Por outro lado, a medição diária da temperatura sempre pode criar uma "neura" e deixar você maluca de ansiedade.

Como se mede a temperatura basal?

É chamada de temperatura corporal basal a temperatura mais baixa de seu corpo em um período de 24 horas. O momento em que a temperatura é mais baixa é durante o sono. Para acompanhar a temperatura, você vai precisar:
  • de um termômetro só para você, que fique na sua mesinha de cabeceira
  • papel e lápis ou outro método de anotar logo a temperatura, para não esquecer
Orientações:
  • meça a temperatura todo dia, assim que despertar, mas sem se mexer muito nem sair da cama
  • a medição da temperatura na boca (com o termômetro embaixo da língua) é mais precisa
  • procure medir sempre na mesma hora, mas o mais importante é que você tenha ficado adormecida pelo menos por duas horas antes da medição. Se for impossível, e você não tiver dormido o suficiente, considere essa temperatura "suspeita". Temperaturas "suspeitas" são sempre mais altas que as reais.
  • preencha um gráfico com as temperaturas do mês todo. Use o gráfico interativo em Excel do BabyCenter Brasil ou procure sites que tenham a tabela online. Fica mais fácil de interpretar.
  • comece a medição no primeiro dia do ciclo menstrual.

Como interpretar a temperatura basal?

Antes da ovulação, sua temperatura basal provavelmente varia entre 36,2 e 36,5 graus Celsius. Mas isso muda muito de pessoa para pessoa. Dois ou três dias depois de ovular, as mudanças hormonais em seu corpo devem provocar um aumento de 0,2 a 0,5 grau Celsius em sua temperatura basal. No gráfico, dá para ver que a temperatura fica mais alta até sua próxima menstruação, quando volta a cair. Você pode até notar que sua temperatura sobe um dia ou outro, mas se ela não se mantiver mais elevada durante alguns dias, é possível que você ainda não tenha ovulado. Se você engravidar, sua temperatura basal se manterá mais alta até o fim da gestação. Normalmente, no dia em que a menstruação desce, a temperatura cai.

Mas assim só vou saber que ovulei depois da ovulação!

É verdade. Esse "diário da temperatura" só permite saber com certeza que você ovulou depois que a ovulação já ocorreu. Por isso ele não ajuda a engravidar logo no primeiro mês. Mas, ao manter esse registro por alguns meses, você poderá identificar se há um padrão em seu ciclo menstrual que a ajude a prever quando vai ovular -- e quais serão os melhores dias para ter relações sexuais para engravidar. Lembre-se que se você estiver doente ou não tirar sua temperatura logo após acordar, ainda deitada, pode haver imprecisões no seu diário. Faça uma observação nos seus registros sempre que a temperatura for duvidosa. Além de ajudar você a prever o dia da ovulação, esse método também pode identificar se há problemas de infertilidade. Se algumas fases de seu ciclo forem mais curtas, por exemplo, pode ser que você esteja com alguma disfunção hormonal. Mas não esqueça que apenas seu médico pode dar um diagnóstico preciso sobre isso.

E a observação do muco cervical?

Ao observar seu muco cervical, preenchendo os dados no gráfico da temperatura, você tem mais indícios para determinar com mais certeza qual foi o dia da ovulação.



Bom se alguém tiver alguma dúvida sobre esse assunto é só me deixar um comentário e vou procurar ajudar você com sua dúvida!!
Mas tarde eu volto!!
Beijocassss!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sonho de três Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea